1. Qual a função do Estômago?
O estômago é um órgão em forma de “J” situado na parte superior abdômen. Faz parte do sistema digestivo, cuja responsabilidade é processar os alimentos ingeridos, extraindo deles nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, gorduras, proteínas e água). Os alimentos são conduzidos da garganta para o estômago, através de um tubo oco, muscular, chamado esôfago. Após deixar o estômago, os alimentos parcialmente digeridos passam para o intestino delgado e depois para o intestino grosso (cólon).
A parede do estômago é constituída por três camadas de tecido: a camada mucosa (camada que fica em contato com os alimentos), a camada muscular (camada média), e a camada serosa (externa, a que reveste o estômago).
2. O que é o Câncer do Estômago?
O Câncer de Estômago (ou Câncer Gástrico) é o crescimento de células anormais no órgão desse sistema digestivo e pode ocorrer em qualquer local de sua extensão. Grande parte desse tipo de tumor ocorre na camada mucosa (a camada de revestimento interna), surgindo na forma de irregulares pequenas lesões com ulcerações (rompimento do tecido mucoso) - características de cânceres ou tumores malignos.
Conforme a evolução do câncer, essas células anormais vão gradualmente substituindo o tecido normal do órgão, propagando-se para outras camadas do estômago e podendo acometer órgãos vizinhos (metástase por contigüidade).
O câncer de estômago é o segundo tumor maligno mais freqüente do mundo, tendo incidência alta no Leste Europeu, Japão, na América do Sul (principalmente no Chile e Colômbia) e na América Central (Costa Rica). Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 21.500 casos novos serão diagnosticados ainda esse ano, sendo 13.820 homens e 7.680 mulheres.
Excluindo-se os cânceres de pele, o adenocarcinoma do estômago em homens é o segundo câncer mais freqüente nas regiões Norte (11/100.000) e Nordeste (9/100.000) e o terceiro nas regiões Sul ( 24/100.000), Sudeste (21/100.000) e Centro-Oeste (13/100.000). Para as mulheres é o terceiro mais freqüente na região Norte (6/100.000), o quarto no Nordeste (5/100.000) e o quinto nas regiões Centro-Oeste (6/100.000), Sudeste (11/100.000) e Sul (12/100.000) (INCA, 2004). É a segunda causa de morte por câncer entre os homens no Estado de São Paulo (FONSECA, LAM, 1996).
Na Fundação Pio XII - Hospital do Câncer de Barretos, no ano de 2009, o adenocarcinoma gástrico foi o quarto câncer mais freqüente, com 414 novos casos, precedido pelos cânceres da próstata (1008 casos), mama (866 casos) e pulmão (405 casos).
Com o pico incidência em homens de idade mais avançada (cerca de 65% dos pacientes diagnosticados tem idade superior a 50 anos), o câncer de estômago está em terceiro lugar na incidência entre homens e quinto, entre as mulheres.
3. Tipos de Câncer de Estômago
O câncer do estômago geralmente inicia-se nas células da camada mucosa (camada interna em contato com os alimentos) e se propaga através das camadas mais externas à medida que cresce.
Os tumores do estômago se apresentam, predominantemente, na forma em alguns tipos histológicos: adenocarcinoma (responsável por 95% dos tumores), linfoma (diagnosticado em cerca de 3% dos casos) e leiomiossarcoma (iniciado em tecidos que dão origem aos músculos e aos ossos).
Adenocarcinoma
O adenocarcinoma é um tipo de câncer (neoplasia maligna) que possui características secretórias, se originando em tecido glandulares. É o terceiro tumor maligno mais freqüente no mundo depois do câncer de pulmão e da mama - de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer. A sua incidência tem diminuído nos países ocidentais, mas mesmo assim continua como uma das causas principais de morte no mundo.
Estatísticas japonesas recentes mostram que o câncer gástrico no Japão é responsável pela segunda causa de morte entre os homens e a principal entre as mulheres. Entretanto, nas duas últimas décadas, a taxa de mortalidade devido ao câncer gástrico tem diminuído no Japão e em alguns países ocidentais, devido ao diagnóstico mais precoce, à técnica cirúrgica mais agressiva, às drogas quimioterápicas mais efetivas e aos cuidados com o paciente (NAKAJIMA,T; 2005).
Linfoma
O linfoma é um tipo de câncer que tem origem nos linfonodos (glânglios) por todo o corpo, principalmente no timo, baço, amídalas, medula óssea e tecidos linfáticos no intestino. Assim como outros tipos de linfomas, eles são divididos em subtipos complexos entre Linfoma de Hodgdkin e Linfoma Não Hodgkin.
O linfoma do estômago apresenta uma incidência baixa (3% dos cânceres do estômago), podendo ser dividido em dois tipos:
Linfoma gástrico MALT (Musoca-associated lymphoid tissue) – É um tipo de linfoma associado a mucosa constituída por células pequenas e com baixo grau de malignidade.
O segundo tipo é um linfoma de células grandes e com alto grau de malignidade, mas com uma incidência muito rara (quando comparada com o Linfoma Gástrico MALT).
Leiomiosarcoma
O Leiomiosarcoma é um dos tumores benignos da musculatura lisa do estômago, geralmente localizados em qualquer órgão também. Sua incidência é baixa.
0 comentários:
Postar um comentário