Muitos casos de câncer de boca e garganta podem ser diagnosticados precocemente durante exames médicos ou dentários de rotina. Alguns cânceres produzem sintomas logo no início, levando o paciente a procurar o médico. Mas, infelizmente, muitos casos só provocam sintomas quando atingem um estádio avançado ou então causam sintomas que parecem ser de outro problema, como dor de dente, por exemplo.
Check-ups dentários regulares, que incluem o exame da boca, são importantes para a detecção precoce de lesões pré-cancerosas, do câncer de boca e de garganta.
Exames físicos
Os doutores irão examinar o pescoço para poder checar a tireóide, a laringe e os linfonodos para checar se há algum tipo de caroço ou algo irregular ao engolir.
Laringoscopia indireta
Para este exame, o médico utilizará um espelho pequeno para chegar a sua garganta, analisando se há alguma área anormal e o movimento das cordas vocais. É um exame simples e indolor.
Laringoscopia direta
Será realizada a inserção de laringoscópio (um tubo fino e com luz) através de seu nariz ou sua boca para conseguir auxiliar a ver áreas que o espelho não alcança em sua garganta. A aplicação de uma anestesia local e um sedativo ajuda a prevenir qualquer tipo de engasgo e desconforto durante o exame. A anestesia geral também pode ser utilizada para fazer a pessoa dormir. Este exame pode ser feito tanto em uma clínica como em um hospital.
CT Scan
Para realizar esse exame, você, provavelmente, receberá um contraste para a laringe e o pescoço possa aparecer qualquer tipo de alteração ou neoplasia de uma forma clara nas fotos geradas pelo aparelho.
Biópsia
A biópsia consiste em uma remoção do tecido supostamente cancerígeno para que as células desse material sejam analisadas por um patologista. Para a realização deste exame é utilizada a anestesia local ou a geral e a coleta do material ocorre pelo laringoscópio.
0 comentários:
Postar um comentário